Pauta Especial: Seminário de Formação para Educadores marca encerramento do projeto RefletIR

295

Na próxima sexta-feira, 21, às 19h, será realizado o ‘Seminário de Formação de Educadores para a Prevenção ao Uso de Drogas’. O evento marca o encerramento do projeto RefletIR, desenvolvido pelo Instituto Recriando em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Aracaju e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Aracaju. A palestra, voltada para todos os professores da rede municipal de ensino, além de profissionais e estudantes das áreas de Pedagogia, Licenciaturas, Psicologia e Serviço Social, acontecerá no auditório da Faculdade São Luís de França, localizada na Rua Laranjeiras, 1838, bairro Getúlio Vargas, Aracaju/SE.

A iniciativa é uma das ações de formação continuada para professores da rede municipal de ensino de Aracaju previstas no projeto. Através de oficinas de comunicação, os educadores também foram convidados a conhecer a metodologia da educomunicação, bem como a aprofundar seu olhar sobre o universo que envolve as drogas lícitas e ilícitas, repensar seu papel enquanto agente formador do público infanto-juvenil, além de traçar estratégias de atuação para obter maior envolvimento da comunidade escolar na prevenção ao uso de drogas.

O ‘Seminário de Formação de Educadores para a Prevenção ao Uso de Drogas’ contará com a palestra do presidente da Associação Brasileira de Redutores e Redutoras de Danos (ABORDA) e Consultor na Área de Drogas e AIDS do Ministério da Saúde, Domiciano Siqueira. Na ocasião, o especialista apresentará estratégias de abordagem sobre a prevenção ao uso de entorpecentes na perspectiva dos estudantes. A ideia é refletir junto com os professores sobre meios de como construir na sala de aula debates que não declinem para o senso-comum ou para uma visão preconceituosa sobre a temática, mas que estimulem entre os adolescentes uma visão crítica e consciente sobre as consequências do uso de drogas.

Além de desenvolver ações voltadas para os educadores da rede formal de ensino de Aracaju, o projeto RefletIR – Mobilização Social e Prevenção ao Uso de Drogas tem como público alvo estudantes de escolas municipais da capital sergipana. Atualmente, o projeto atende 50 adolescentes de 12 a 14 anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Anísio Teixeira, no bairro Atalaia, e Laonte Gama, no bairro Santa Maria. Através de oficinas de rádio e mídia impressa, e da participação em palestras, debates e dinâmicas reflexivas, os educandos são estimulados a adotar uma visão mais ampliada e crítica sobre o uso de drogas, seus impactos a curto e longo prazo, além de serem alertados sobre as conseqüências que essas substâncias podem trazer para o indivíduo, para a família e para a sociedade.

A partir do aprendizado das técnicas de comunicação e do conhecimento adquirido durante os debates, os meninos e meninas produzem ao final de cada oficina peças midiáticas, como spots, fanzines, jornais murais e cartazes, cujas abordagens são sugeridas pelos próprios educandos a partir da realidade na qual estão inseridos. Depois de concluídos, esses produtos de comunicação são distribuídos na comunidade escolar e entre os moradores do bairro. Assim, mais do que aprender técnicas de comunicação, os educandos são estimulados a exercer a participação social na comunidade em que vivem de maneira construtiva e ética, tornando-se multiplicadores e mobilizadores sociais.

Núcleo de comunicação do Instituto Recriando

Tarcila Olanda

Elma Santos

Telefax: (79) 3246-5242/3246-5211

Email: institutorecriando@recriando.org.br

www.institutorecriando.org.br