Rede Estadual: SINTESE realiza plenária para debater matriz curricular do Ensino Médio

555

O SINTESE está chamando professoras e professores do ensino médio para uma plenária virtual, que vai acontecer na próxima terça, dia 19 de agosto, às 17 horas, com o tema “Discussões e orientações sobre a intervenção dos professores nas Escolas Estaduais diante da implementação da Matriz Curricular do Novo Ensino Médio a partir 2026”.

Em novembro de 2024 e em maio de 2025, o Governo Federal publicou, resoluções do Ministério da Educação (MEC) instituindo diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio e parâmetros nacionais para a oferta dos itinerários formativos de aprofundamento (IFAs) no Ensino Médio.

Com base nestes documentos, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), através do Conselho Estadual de Educação (CEE) publicou, em junho deste ano, a resolução 42/2025 tratando da aplicação dessas normativas no Ensino Médio da rede estadual de ensino.

“São diretrizes que vão atingir diretamente o trabalho dos professores e professoras em sala de aula e que vão afetar o processo de ensino-aprendizagem, focando em formação de obra e dissociando da formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos”, disse Roberto Silva, presidente do SINTESE.

“Estamos disponibilizando os documentos para que todos possam ler e se inteirar para que nossa discussão na plenária possa construir uma boa avaliação e possamos nos posicionar em defesa de uma educação de qualidade social”, acrescentou.

Clique nos links para baixar os documentos:

RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2024

RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 12 DE MAIO DE 2025

RESOLUÇÃO NORMATIVA CEE N.° 42, DE 12 DE JUNHO DE 2025