Encontro sobre Currículo 2025: SINTESE segue a todo vapor nos preparativos

133

A manhã de hoje, 26 de setembro, foi marcada por mais uma reunião preparatória do Encontro Estadual sobre Currículo, que vai acontecer no próximo dia 24 de outubro, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Diretores executivos, diretores regionais, professores representantes do SINTESE nos municípios e trabalhadores do sindicato se reuniram para balanço das tarefas cumpridas e definição e organização dos próximos passos para a realização do Encontro Estadual. “Estamos trabalhando para receber 1.500 participantes na vivência da UFS, entre professoras e professores filiados ao SINTESE e estudantes de licenciaturas. Temos estrutura, alimentação, material, entre muitas outras coisas que precisaremos para um grande dia de discussões e trabalhos sobre currículo”, disse o professor Roberto Silva, presidente do SINTESE.

O Encontro Estadual sobre Currículo é resultado da sequência de sete oficinas regionais que cobriram todo o Estado de Sergipe, debatendo sobre a padronização dos currículos escolares, diante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do novo ensino médio, com o objetivo de refletir sobre uma outra educação possível, a partir de um currículo plural, que respeite a regionalidade e as necessidades de estudantes e o fazer docente em cada escola.

“Estas oficinas só comprovaram o que já havíamos identificado: temos, hoje, uma categoria adoecida por conta de pressões e assédio sobre o trabalho do professor para cumprir metas neoliberais que tem infectado a educação pública, com avaliações que não ajudam em nada o fazer docente, que não contribuem para uma educação de qualidade”, disse Roberto.

“Vamos reunir professoras e professores das redes estadual e municipais e ensino para falar sobre nossa realidade e fechar soluções para transformar este quadro adoecedor para trabalhadoras e trabalhadores e prejudicial na formação de nossos estudantes como cidadãos conscientes”, afirmou o presidente.

Dentro do Encontro, também será lançado o Observatório Permanente da Educação Básica e reativado o Fórum Permanente das Licenciaturas. O Observatório, em parceria com a UFS, será espaço de estudos e produção científica para analisar e denunciar as políticas neoliberais que sufocam escolas, professoras e professores.

O Fórum retomará a discussão sobre a formação inicial e continuada. Ambos são estratégicos porque criam ferramentas políticas de articulação, resistência coletiva e aproximação entre academia e educação básica.

O Encontro Estadual sobre Currículo vai acontecer no dia 24 de outubro, das 8h às 17h, na vivência da UFS Campus São Cristóvão. Podem participar professoras e professores filiados ao SINTESE e estudantes de licenciaturas.

A inscrição pode ser feita clicando neste link