José dos Santos é homenageado pela Escola Estadual Petrônio Portela

808
Professores prestaram homenagem ao Poeta Professor José dos Santos
A noite desta segunda-feira (5) foi marcada pela riqueza das Professores prestaram homenagem ao Poeta Professor José dos Santosproduções dos estudantes da Escola Estadual Ministro Petrônio Portela que beberam da fonte de José dos Santos para concretizar a 3ª edição da Feira Vozes Literárias.

O evento foi uma homenagem ao professor José que para os seus colegas de profissão pode ser definido como um admirável educador. Quase que a totalidade dos trabalhos apresentados em forma de teatro, música e mística teve referência à obra de Zé, Utopia Peregrina, lançada recentemente pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe – Sintese.

Como não poderia deixar de ser, a abertura da feira também fez menção à luta sindical que o poeta encampou durante toda a sua jornada pela educação. No chão da escola e nas ruas, Zé fez história e movimento. Resistência e determinação que deixou como um lembrete aos companheiros, aos professores e aos seus queridos alunos.

“Essa noite é especial porque a gente pode chorar a perda, mas a gente também celebra a vida. E a vida de José dos Santos está exatamente aqui na escola púbica”, afirmou Ângela Maria de Melo, presidenta do Sintese, em agradecimento ao convite e ao falar de seu companheiro de militância.

No primeiro dia da Vozes Literárias 2011, a biblioteca da escola ganhou o nome e toda a simbologia que ele representa. José dos Santos, professor, poeta, militante e reticências.