Começa nesta segunda-feira, 28, e segue até o dia 6 de dezembro a ‘Prova Final’, ato organizado, desde 2004, pelo SINTESE, que tem como objetivo avaliar o nível da educação nas redes municipais e estadual de Sergipe, através de um questionário que aborda as variáveis presentes no processo de ensino e aprendizagem
Para organizar o ato, coordenadores das subesedes do SINTESE e membros das comissões sindicais de todas as regiões de Sergipe participaram, no último sábado, dia 26, de uma reunião na sede do SINTESE, em Aracaju, para debater os critérios, os objetivos e a metodologia da ‘Prova Final’.
Durante a reunião a presidente do SINTESE, Ângela Maria de Melo, aproveitou para destacar a
importância da ‘Prova Final’ e para pedir que todos fizessem um esforço máximo para que um número expressivo de professores pudesse participar da avaliação. “A Prova Final é um evento político realizado pelo SINTESE. É um evento que busca dialogar com a população sobre a situação das escolas públicas em nosso estado. Quanto mais professores participarem, mais legitimidade teremos para exigir dos gestores a adoção de medidas que prezem por uma educação pública de qualidade social”, enfatizou Ângela.
Avaliação
Como em todos os anos, o magistério sergipano vai avaliar a gestão da educação pública, por parte de prefeitos e do governador do estado, considerando cinco aspectos: Valorização Profissional; gestão democrática; política educacional e a qualidade social do ensino; garantia de direitos do Plano de Carreira e Estatuto; condições de trabalho. Para cada um destes cinco pontos os professores darão notas de zero a dois.
As notas dadas em cada ponto devem ser soma para que a nota total dos prefeitos e do governador seja obtida. As notas são transcritas pelos professores em cédulas, que são depositadas em urnas itinerantes que passam pelas escolas municipais e estaduais de Sergipe. Os professores aposentados e aqueles que estão em trânsito podem procurar a sede e as subsedes do SINTESE onde terão urnas fixas. Para participar da ‘Prova Final’ o professor deve ser filiado ao SINTESE.
No dia 27 de dezembro serão divulgadas as notas dadas aos prefeitos dos munícipios sergipanos e ao governador do estado, Marcelo Déda/ Jackson Barreto, em um grande ato no Calçadão da João Pessoa, em Aracaju.