Sem receber a três meses donos de veículos suspendem o transporte escolar dos estudantes da rede estadual em Itabaiana
Mais de dois mil estudantes itabaianenses estão sem transporte escolar desde o dia 01 de dezembro. Os donos dos veículos que fazem o transporte escolar paralisaram as atividades porque desde setembro não recebem da Secretaria de Estado da Educação – SEED.
A falta de transporte tem um impacto direito no acesso dos estudantes à escola. “Na semana passada me deparei com apenas dois estudantes numa turma onde deveria estar vinte e seis”, conta o professor de Educação Física no Colégio Estadual Eduardo Silveira, Jênisson de Andrade.
Ele contou também que os dois alunos que foram assistir às aulas só puderam fazer isso por terem pagado transporte particular. O valor de um transporte pago pode variar entre R$16 e R$20 por dia, o que é totalmente inviável para os estudantes.
Em pouco mais de um ano é a segunda vez que os estudantes ficam vários meses sem transporte. Ano passado a situação chegou às vias judiciais, sendo necessário o sequestro de valores das contas da SEED para que houvesse a quitação das dívidas.
O SINTESE já protocolou denúncia no Ministério Público e espera a intermediação do órgão para solucionar o problema.