No último dia 12 de dezembro, aconteceu uma audiência entre o SINTESE e a Prefeitura de Gararu sobre demandas de professoras e professores da rede municipal de ensino. Dez pontos foram discutidos, encaminhamentos definidos e uma nova audiência já foi marcada para a primeira semana de fevereiro de 2025, pois a prefeita Zete de Janjão, que estava na reunião, foi reeleita.
Piso: sobre a atualização do piso salarial do magistério, a gestão ficou de apresentar uma proposta na audiência de fevereiro.
INSS: foram notadas inconsistências na contribuição do INSS de alguns professores. O trabalhador e trabalhadora que que identificar alguma incoerência nestes valores, pode procurar o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Educação de Gararu (SECMED) para solicitar as correções.
Atritos: professoras e professores denunciaram possíveis atritos na relação entre trabalhadores e a SECMED. O secretário José Marcos da Silva disse vir agindo dentro da legalidade e caso alguém se sinta ofendido ou prejudicado pode buscar a secretária para o diálogo e evitar possíveis problemas.
13º: alguns trabalhadores identificaram diferença de valores no 13º salário. O secretário de Controle Interno, Marcelo Barreto Melo, disse que fará levantamento e, identificando diferenças, fará as correções no pagamento de janeiro de 2025.
Auxílio transporte: a gestão vai apresentar uma proposta de reajuste na audiência de fevereiro de 2025.
EJA: com objetivo de ampliar as matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a gestão disse que irá ofertar uma bolsa-auxílio mensal para alunos estes alunos durante o ano letivo de 2025, sendo R$ 60 durante o primeiro semestre de 2025 e R$ 80 no segundo semestre.
Matrículas: para ampliar o número de matrículas na rede municipal de ensino, a gestão se comprometeu a buscar uma assessoria para trabalhar neste intento.
Nova escola: já havia sido discutida a construção de uma escola na sede do município. A proposta inicial era utilizar o terreno próximo ao fórum eleitoral, mas como o local não oferece possibilidade de ampliação, caso fosse necessário futuramente, a gestão está avaliando um outro espaço, próximo ao estádio de futebol.
Creche: a gestão está tentando, através do Ministro da Casa Civil, Márcio Macedo, incluir Gararu no programa de retomadas de obras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Será construída uma creche no povoado São Mateus.
Salário: o salário de dezembro de 2024 será pago até o dia 30 deste mês.
“Conseguimos encaminhamentos importantes para a categoria e para a educação do município. Seguiremos firmes na luta e no acompanhamento dos cumprimentos dos compromisso assumidos neste audiência”, disse professor José Millano, diretor de Comunicação da Subsede do SINTESE Regional Alto Sertão.
Participaram da audiência: os professores José Millano e Jorge Luiz, diretores da Subsede do SINTESE Regional Alto Sertão; a prefeita de Gararu, Zete de Janjão, e seu vice eleito, Roque; o secretário de Finanças, Pedro Souza; o secretário de Comunicação Social, Damário Oliveira; o secretário de Controle Interno, Marcelo Barreto Melo; o secretário de Educação, José Marcos da Silva, e seu secretário adjunto, Carlos Luiz; e o procurador geral do município, Williams Rodrigo.