Após mais de 90 dias de greve, em uma brava resistência, os professores de Itaporanga d’Ajuda conseguiram fazer com que a prefeita, Maria das Graças Sousa Garcez (Gracinha), assinasse documento garantindo o reajuste do piso salarial ao magistério para o próximo mês de novembro. O documento já foi enviado a Câmara Municipal para ser apreciado e votado pelos vereadores.
Com isso, os professores voltam às salas de aula na próxima segunda-feira, 26. Além do piso salarial, a prefeita se comprometeu também a construir juntamente com as comunidades escolares os projetos políticos e pedagógicos de cada unidade de ensino do município; reformar as escolas municipais, começando pelas que estão em pior situação, sem interrupção das aulas; pagar as férias de junho de 2015, se possível ainda em outubro; reestruturar a rede municipal de educação e construir novo calendário de aulas após a greve.
“A vitória do magistério foi fruto de uma árdua batalha e da resistência dos professores, que não se intimidaram diante do desrespeito e descaso com a educação, que foram defender a valorização, melhores condições de trabalho e o direito de seus estudantes de receberam uma educação de qualidade social em um ambiente adequado para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Queremos agradecer da população de Itaporanga pelo apoio dado aos professores ao longo deste período de greve. O caminho ainda é longo, mas estas vitórias que conquistamos através da nossa luta nos dá novo folego para enfrentar a caminhada.”, reflete o diretor de bases municipais do SINTESE e professor de Itaporanga, Uilson Menezes.