Com o tema central “Currículo que não escuta, não educa”, o SINTESE realizou, entre agosto e setembro, um ciclo de oficinas regionais em Sergipe. O objetivo foi promover o debate coletivo entre professoras e professores das redes municipais e estadual sobre os impactos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do novo ensino médio, e refletir sobre alternativas para um currículo plural, que considere a realidade local, a diversidade das escolas e o trabalho docente.
As oficinas ocorreram em todas as regiões do estado e reuniram filiadas e filiados ao sindicato. A iniciativa também serviu de preparação para o Encontro de Currículo, marcado para o dia 24 de outubro, em Aracaju, quando os debates serão aprofundados.
Locais e datas das oficinas
2 de agosto – Região Agreste – Escola Municipal Maria Irene Tavares, Itabaiana
9 de agosto – Região Sertão – Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória
15 de agosto – Região Baixo São Francisco I – Instituto Federal de Sergipe, Propriá
16 de agosto – Região Vale do Cotinguiba – Clube Social Professora Rita de Cássia, Japaratuba
22 de agosto – Região Centro Sul – Universidade Federal de Sergipe, Lagarto
23 de agosto – Região Baixo São Francisco II – Centro Educacional Municipal Tiradentes, Neópolis
30 de agosto – Região Sul – CREEJA Jorge Amado, Estância
13 de setembro – Região Metropolitana – Aracaju (local confirmado posteriormente)
Organização dos debates
As oficinas foram estruturadas em cinco eixos temáticos, que nortearam os grupos de trabalho:
Política de formação permanente e continuada
Políticas de avaliação na educação pública
Tecnologias na educação
Políticas da educação infantil
Aposentado sim! Inativo nunca
Em cada eixo, foram discutidos desafios e alternativas para resistir à padronização dos currículos, analisar os efeitos das políticas de avaliação, refletir sobre o uso das tecnologias, debater as condições da educação infantil e valorizar a contribuição das professoras e professores aposentados.