Alegria e descontração dão tom da 1ª Corrida e Caminhada do SINTESE

Foto: César Oliveira

O evento faz parte das comemorações dos 45 anos do SINTESE

Mal tinha passado das seis da manhã e o estacionamento da Cinelândia já estava cheio de professoras, professores, da ativa e aposentados, atletas profissionais ou aqueles que praticam atividade física de todo o estado e não só eles, amigos e familiares também deixam o clima ainda mais festivo, saudável e cheio de energia.

“Muito bom, o sindicato realizar esse tipo de atividade, motivando os profissionais da Educação a realizarem atividades físicas. Isso sem contar com o clima descontração. Ver não só corredores, mas famílias inteiras no evento foi muito legal”, disse a professora da rede estadual em Aracaju, Cláudia Mendonça.

A manhã ensolarada de domingo contribuiu para o clima de confraternização e descontração que tomou conta da 1ª Corrida e Caminhada do SINTESE – Etapa Paulo Freire para comemorar o aniversário de 45 anos de luta do sindicato.

“A participação dos professores e professoras foi fantástica e nos deixou motivados a fazer as próximas edições”, comemorou a vice-presidenta do SINTESE, Ivônia Ferreira. A alegria da dirigente é justificada, uma semana antes do evento ser realizado as 500 vagas disponíveis foram esgotadas.

O evento realizado no último domingo, dia 04, faz parte das comemorações do aniversário do sindicato e é o início da implementação de atividades que discutam e trabalhem a saúde do professor e da professora. “A carga de trabalho do magistério é imensa e é fundamental que estejamos atentos a saúde mental e física dos professores e professoras. A realização da corrida faz parte de um projeto do sindicato em trabalhar aspectos da saúde do professor e poucas coisas são mais efetivas para isso que a realização de atividade físicas”, explicou o presidente do SINTESE, Roberto Silva dos Santos.

A “festa esportiva” também teve um caráter de reafirmação da luta do magistério por uma educação pública, gratuita e de qualidade. A escolha de Paulo Freire para nomear a primeira etapa é um reflexo disso.

No decorrer dos anos, pois esse será um evento permanente do sindicato, o objetivo é homenagear outras personalidades da educação brasileira. Uma exposição resumiu um pouco da vida e obra do patrono da Educação brasileira. “É fundamental trazer a prática do esporte para a categoria, sem deixar de fazer um diálogo com a sociedade sobre a nossa luta”, completou Roberto.

A 1ª Corrida e Caminhada do SINTESE – Etapa Paulo Freire teve a organização da Zona Alvo e Speed Produções.

Foto: César Oliveira