É lei: dia da retomada das terras indígenas Xokó agora é Dia Estadual da Celebração da Retomada do Povo Indígena Xokó

336

A partir deste ano, o dia 9 de setembro se torna oficialmente o Dia Estadual da Celebração da Retomada do Povo Indígena Xokó. A data se refere à retomada das terras Caiçara e Ilha de São Pedro, no município de Porto da Folha, que começou na década de 1970, tornando-se mais uma conquista do povo Xokó na busca e reconhecimento de sua identidade e sua História.

Esta busca do povo indígena ganhou o reforço do SINTESE no XVIII Congresso Estadual do SINTESE, com a aprovação da resolução 330, que definiu para o sindicato “Lutar para que o dia 09 de setembro, dia da retomada das terras indígenas Xokó, seja considerado feriado escolar, devendo as escolas desenvolverem atividades incluídas no projeto político pedagógico, a exemplo de palestras, debates, exposição, etc., envolvendo a comunidade escolar (estudantes, pais, mães, professores, funcionários/as, entidades da sociedade civil), de forma que essas ações repercutam nos municípios. Sendo assim, durante o mês de setembro, as escolas desenvolverão atividades pedagógicas priorizando a memória dos povos indígenas de Sergipe, garantindo que a lei 11.645/2008 seja aplicada nas escolas sergipanas”.

“Esta luta é pelo reconhecimento de nossa própria história, a História de Sergipe. Nós, professores e professoras, não poderíamos ficar de fora”, disse Edi Serigy Tupinambá, diretora de Assuntos Educacionais do SINTESE.

Nessa caminhada, a causa recebeu o reforço da deputada estadual Linda Brasil que conseguiu aprovar, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 228/2024 que declara a Festa da Retomada do Povo Xokó como Bem de Interesse Cultural do Estado. “Esta declaração implica num compromisso do Estado em preservar essas tradições para as futuras gerações, assegurando a valorização e proteção da identidade cultural do Povo Xokó”, disse a deputada.

E, no último dia 30 de agosto, o Governo de Sergipe sancionou a Lei 9.528, tornando o dia 9 de setembro oficialmente no Dia Estadual da Celebração da Retomada do Povo Indígena Xokó.

“É histórico. Projeto de autoria da deputada estadual Linda Brasil, gratidão. Agradecemos também ao SINTESE pela luta junto ao povo Xokó”, disse, em sua rede social, Ivanilson Martins Xokó, indígena pertencente à etnia Xokó e doutorando em História pela UFRPE.

“Esta é uma vitória não só do povo Xokó, mas de cada um e cada uma de nós, sergipanos e sergipanas, pois faz parte de nossa história, de quem somos como povo. Sigamos na preservação, no reconhecimento e na reparação da história do povo Xokó e dos povos originários de Sergipe e do Brasil”, disse Roberto Silva, presidente do SINTESE.