Na última segunda, dia 14, os professores Cloverton Santos e Hugo Santana de Souza integrantes da coordenação da subsede do Alto Sertão do SINTESE se reuniram com a diretora da Diretoria Regional de Educação 9 – DRE’9, Meire Ferreira da Silva.
Na pauta, a ampliação das matrículas para o 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Justiniano de Melo e Silva. A escola é a única da área urbana que oferece o Ensino Médio convencional e só iria oferecer 120 vagas.
Mas a necessidade de matrículas é muito maior, pois na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição cerca de 367 estudantes, do ensino convencional e da EJAEF – Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, concluíram o 9º ano do ensino Fundamental; além de mais 19 na Escola Zumbi de Palmares e 49 na Escola Dom José Brandão de Castro;
Com isso, em 2021, 435 adolescentes e jovens concluíram o 9º ano do ensino fundamental na cidade de Poço Redondo. Ao oferecer somente 120 vagas o déficit é de 315 vagas, uma situação muito complexa, pois a outra escola que oferece Ensino Médio é na modalidade integral e não contempla as realidades da maioria dos estudantes.
“Estamos em diálogo com a diretoria regional para que o direito à Educação dos estudantes seja garantido”, afirmou Cloverton.
A diretora regional disse que já dialogou com a unidade de ensino e mais duas turmas serão abertas.
Jornada pedagógica, chamada pública, retorno das aulas presenciais também foram assuntos discutidos na reunião.