Professora Ana Lúcia recebe título de Doutor Honoris Causa da UFS

181

O SINTESE convida professoras e professores da ativa e aposentados para a solenidade de entrega do título de doutor honoris causa a professora, ex-presidente do SINTESE, da CUT e ex-deputada estadual Ana Lúcia Vieira Menezes.

A entrega acontece hoje, dia 12, às 17h, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe.

Como professora, dirigente sindical e deputada estadual Ana Lúcia sempre pautou suas ações pela defesa do magistério, da Educação Pública e dos direitos da classe trabalhadora.

Em nenhum momento se furtou a estar na trincheira de luta, colocando muitas vezes a sua própria saúde em risco, que o diga a greve de fome de 1994 na Assembleia Legislativa. Na época as professoras e professores da rede estadual lutavam pelo Estatuto do Magistério e só após esse ato de extrema conscientização política que mobilizou toda a sociedade é que se obteve a conquista.

Foi na gestão de Ana Lúcia, em 1992, que se operou uma mudança estrutural, política e ideológica no sindicato. Na época, o sindicato possuía pouco mais de 3 mil filiados, sendo todos da rede estadual. A luta por uma educação pública de qualidade social e a conscientização dos professores como classe trabalhadora fez com que o SINTESE esteja hoje com mais 26 mil filiados e seja o sindicato dos professores dos 74 municípios sergipanos.

“Ana Lúcia é um símbolo da luta por direitos, não só para magistério, mas para a toda a classe trabalhadora e por uma sociedade justa e igualitária. Para nós, nada mais justo, que ela receber esse título e por isso convidamos todas as professoras e professores da ativa e aposentados para juntos estarmos nesse momento ímpar da história sergipana”, afirma o professor Roberto Silva dos Santos, presidente do SINTESE.