De 8 a 12 de setembro, o SINTESE e o Banese vão realizar uma Semana de Conciliação para renegociar dívidas de professoras e professores que estão em situação de superendividamento. A proposta é renegociar as dívidas com o banco para reestruturar a vida financeira, a fim de sair de uma vulnerabilidade econômica.
“Nós, professoras e professores da rede estadual, amargamos uma perda salarial de 54%, resultado de uma política de desvalorização profissional, com achatamento de salários, congelamento de gratificações e destruição da carreira”, disse Roberto Silva, presidente do SINTESE. “Muitos precisaram recorrer a uma sequência de empréstimos para tentar dar conta da vida, do acometimento de doenças ou infortúnios”, comentou.
O diálogo entre o SINTESE e o banco estadual para buscar soluções começou em maio. O sindicato iniciou o levantamento de professores que se encontram nesta situação. Já foram enviados ao Banese os nomes de oitenta professores.
No último dia 20 de agosto, aconteceu uma reunião entre o sindicato e o banco, quando foram entregues mais sessentas nomes de professores em situação de superendividamento. O Banese informou que já foi concluída a análise de trinta perfis e foi montada a primeira ação para se buscar soluções.
Assim, foi criada a Semana de Conciliação, que vai acontecer de 8 a 12 de setembro. “Vamos receber os professores e professoras, o atendimento será individualizado e cada um terá sua situação analisada e discutida para se fechar o melhor acordo e tirá-lo dessa situação de vulnerabilidade econômica”, disse Wesley Teixeira Cabral, diretor de Crédito e Serviços do Banese. “Vale lembrar que esta conciliação é apenas para renegociação da dívida, não é para liberação de novos créditos”, acrescentou.
Para ir para a conciliação, a professora e o professor passarão, antes, por um curso de educação financeira. Este curso é ministrado por agentes do Banese e dura quatro horas. “Esta é uma ferramenta importante, pois vai auxiliar a pessoa a não voltar para uma situação de endividamento, que gera uma vulnerabilidade econômica e acaba afligindo a vida das pessoas”, disse Zoé Sales Vieira, superintendente de Recuperação e Produtos de Crédito do Banese. “Este curso é válido também para que não está em dívidas, para evitar de entrar nesse ciclo tão doloroso”, comentou.
O curso estará disponível em várias turmas ao longo da semana de 2 a 5 de setembro, nos períodos da manhã e da tarde, no salão de reuniões do SINTESE. Tanto o curso, quanto a conciliação tem que ser agendados antecipadamente.
Todos os professores que já foram identificados serão contactados pelo SINTESE para agendar o curso e o atendimento na conciliação. Se você, professora ou professor, encontra-se em situação de superendividamento, entre em contato com o SINTESE para agendar o atendimento individualizado pelo telefone 2104-9800 ou comparecendo à sede, que fica na rua Campos, 107, bairro São José, em Aracaju.