Os dirigentes do SINTESE, na região do Vale do Cotinguiba, a professora Rita de Cássia e os professores Carlos Vieira e Izaías Santos, se reuniram em audiência com o prefeito de Japaratuba, Décio Neto, e com membro de sua gestão, na última terça-feira, dia 4.
O objetivo foi tratar sobre a atualização do piso salarial do ano de 2025 e pagamento dos retroativos do piso dos anos de 2022 e 2023. Durante a audiência foi tratado também sobre a urgente necessidade de realização de concurso público para o magistério municipal.
É importante destacar que o Ministério da Educação (MEC) publicou, no dia 31 de janeiro, a Portaria 77, de 29 de janeiro de 2025, que define o piso salarial nacional do magistério, que deve ser no valor de R$ 4.867,77, para o professor de nível médio como vencimento, onde se inicia a carreira da categoria. O percentual a ser aplicado para atualização dos salários é de 6,27%.
O piso salarial é assegurado a professoras e professores, da rede pública de todo o Brasil, pela Lei Nacional 11.738 de 2008. A lei é taxativa ao colocar que o piso deve ser atualizado anualmente, sempre no mês de janeiro, com respeito a carreira.
“Iniciamos o ano sempre buscando o diálogo, através de audiências, com os prefeitos da nossa região. Esperamos que o prefeito Décio, ao longo de sua gestão, busque valorizar professoras e professores, cumprindo com a Lei do Piso, sanando passivos trabalhista e, consequentemente, valorizar a educação do município de Japaratuba”, coloca a diretora geral do SINTESE na região do Vale do Cotinguiba, professora Rita de Cássia.
O SINTESE irá convocar professoras e professores da rede municipal de ensino de Japaratuba para assembleia, na qual fará o repasse de tudo que ocorreu na audiência com a gestão municipal.