Professoras e professores da rede municipal de Nossa Senhora Aparecida passarão a receber a atualização do piso salarial de 2025, com o percentual de 6,27%, no salário deste mês de maio. A proposta de pagamento da atualização do piso, feita pela prefeita Jeane da Farmácia, foi aprovada pela categoria em assembleia extraordinária.
A partir de luta feita pelas professoras e professores, juntamente com o SINTESE, a prefeita encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei para atualização do piso salarial de 2025, assegurando o percentual 6,27%, conforme estabelece a Legislação. Professoras e professores acompanharam de perto a votação do Projeto, na Câmara, no último dia 20 de maio.
Agora, as professoras e professore de Aparecida esperam que a prefeita marque nova audiência com o SINTESE para debater e apresentar proposta para o pagamento dos retroativos do piso, referente aos meses de janeiro a abril de 2025. Além, também, de discutir outros temas importantes para o desenvolvimento da Educação Pública Municipal.
“É uma vitória para a nossa categoria, mas precisamos que agora a prefeita novamente volte a se reunir em audiência conosco para abrir a negociação sobre o pagamento do retroativo, já que, de acordo com a Lei, o piso deve ser pago em janeiro. Esperamos que o canal de diálogo siga aberto, não só para a pauta do retroativo, mas também para pautas fundamentais da educação, que precisam ser debatidas e superadas”, coloca o diretor de bases municipais do SINTESE na região do Alto Sertão, professor Danilo Souza.
Vale lembrar que a atualização do piso salarial, para professoras e professores da rede pública de todo o Brasil, é assegurada desde 2008, pela Lei Federal 11.738, que é taxativa ao dizer que a atualização deve acontecer anualmente, sempre no mês de janeiro, com respeito as carreiras do magistério.