Durante a tarde do segundo dia e manhã do terceiro dia do XVI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação os congressistas debatem a proposta de tese inscrita no congresso e para ajudar nos debates foram realizadas três mesas que se nortearam na perspectiva de “Reflexões e debates para o aprofundamento dos desafios da classe trabalhadora e do SINTESE”.
Dentro dessa temática foram realizadas as mesas sobre “Análise de Conjuntura Internacional, Nacional e Estadua”, com o professor doutor Fernando Sá da Universidade Federal de Sergipe e Bruno Elias, assistente social e mestrando pela Universidade de Brasília – UNB. A “Política Educacional Nacional e Estadual” foram tratadas pelas professoras doutoras da Universidade Federal de Sergipe Silvana Bretas e Marizete Luccini. O debate da “Política Sindical” ficou à cargo do presidente da CUT/SE professor Rubens Marques e da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT Nacional, Jandyra Uehara.
A partir destes três debates os 45 grupos de delegadas e delegados lêem a tese guia, debatem e apresentam emendas que serão apreciadas e votados em plenário na manhã do sábado, dia 11.