RIO – O movimento dos bombeiros do Rio vem recebendo cada vez mais apoio. Jogadores de futebol e até atores famosos estão solidários aos militares, que pedem reajuste salarial, além da libertação dos mais de 400 bombeiros presos após a invasão do Quartel Central do Corpo de Bombeiros.
VÍDEO : Assista ao vídeo produzido pelo ator Sérgio Marone em apoio aos bombeiros
BLOG :Bombeiros incendeiam a rede e governo corre para apagar o fogo
VÍDEO : Imagens do quarto dis de acampamento dos bombeiros em frente à Alerj
FOTOGALERIA : Veja mais imagens do protesto desta quarta
Um vídeo produzido por Sérgio Marone, e divulgado na terça-feira no site youtube, mostra a mensagem de um grupo de atores em apoio aos bombeiros do Rio. Com um efeito técnico que deixa as imagens vermelhas, eles pedem a liberdade dos presos e a retomada dos diálogos com o governo.
“Não se sobrevive com um salário de R$ 950 por mês. Apoiamos tudo que os bombeiros fizeram até agora. Queremos e exigimos a liberdade de todos eles. Em nome de um país amado, liberdade para todos”, diz a atriz Cássia Kiss no vídeo.
VEJA O VÍDEO
Já o ator Ary Fontoura pede que o governador Sérgio Cabral retome o diálogo com os militares, e chama de antidemocrática a prisão dos mais de 400 manifestantes. Participam ainda da gravação os atores Elizabeth Savalla, Mateus Solano e Sergio Marone, que finaliza o vídeo dando apoio aos militares e suas famílias.
Segundo Marone, a ideia do vídeo, que até o início da noite desta quarta-feira já tinha sido visto por mais de 300 pessoas, surgiu por acaso, durante uma conversa entre os colegas.
– Todo mundo estava indignado com a situação, principalmente como ela está sendo conduzida, e queríamos uma forma de se manifestar. Então eu peguei a minha máquina de fotos, que estava até descarregada, e eu filmei cada um por cerca de 20, 30 minutos, e depois fiz a pós-produção. Nada foi planejado – contou o ator.
Outra atriz que mostrou apoio aos militares foi Cissa Guimarães, que postou a seguinte mensagem em sua página do Facebook:
“Eu apóio os bombeiros do Rio. Essa não é uma luta só deles. Como cidadão apóio esses heróis”.
Mais cedo, salva-vidas distribuíram fitas vermelhas para os jogadores do Flamengo, que realizavam um treino físico na Praia do Recreio. O técnico Vanderlei Luxemburgo, que também recebeu uma fita, afirmou apoiar as reivindicações:
– Dá até para admitir que foi um ato de indisciplina, é complicado invadir o quartel. Mas a prisão dos bombeiros por tanto tempo é uma arbitrariedade do governo. A população reconhece o trabalho e a dedicação que essa categoria tem nas ruas e nas praias. Acho que as reivindicações são justas – declarou o técnico rubro-negro.
Em Niterói, os 439 bombeiros que estão presos no quartel de Charitas receberam o apoio de alunos de uma escola estadual vizinha ao quartel, que fizeram uma manifestação na varanda do colégio durante o banho de sol dos militares. Os estudantes cantaram o hino nacional e um pedaço do hino do Corpo de Bombeiros.
A União de associações militares quer piso de R$ 2.900 para PMs e bombeiros. Na noite da terça-feira, a Defensoria Pública do Estado do Rio entrou com um pedido na Auditoria Militar de relaxamento de prisão e de liberdade provisória dos bombeiros presos no último sábado. Em nota, a defensoria afirma que o pedido de relaxamento de prisão foi feito porque a defensoria não recebeu o Auto de Prisão em Flagrante dos militares, o que tornaria a prisão ilegal. Para os defensores, a demora na comunicação não se justifica nem mesmo com o número elevado de detidos.