Nesta terça-feira, 26, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc) estará promovendo a mesa de discussão Homofobia em debate: em busca de soluções, com o professor de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), Luiz Mott, autor de quatro livros sobre a História de Sergipe e responsável pelo Relatório Anual sobre Assassinatos de Homossexuais no Brasil.
O evento acontece na Sociedade Semear, na rua Vila Cristina nº 148, a partir das 18h30, e contará também com o professor de Antropologia da Faculdade Ages (BA) e estudioso e pesquisador dos assassinatos de homossexuais em Sergipe, desde 1994, Marcelo Domingos, além do delegado titular da 4ª Divisão de Homicídios, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Mário Leony.
Para o secretário dos Direitos Humanos e da Cidadania, Iran Barbosa, o debate abrirá espaço para uma discussão mais aprofundada sobre a violência contra os homossexuais em Sergipe e no país, a partir de uma leitura sobre o Relatório Anual sobre os Assassinatos de Homossexuais no Brasil.
Todos conhecem o trabalho de Luiz Mott, que é bastante respeitado no Brasil e no exterior por suas contribuições na área dos estudos da homossexualidade. Sua vinda para discutir os números da violência contra os homossexuais abre espaço para que discutamos os direitos humanos das minorias LGBTs e como avançarmos no sentido de construir políticas públicas que garantam o respeito a essas minorias, destaca Iran Barbosa.
Além da mesa de discussão Homofobia em debate: em busca de soluções, também haverá exposição da mostra Homofobia em Cartaz, na Galeria Jenner Augusto, anexo da Sociedade Semear.
Serviço
O quê: Debate sobre homofobia e os números da violência contra os homossexuais no Brasil
Quando: Nesta terça-feira, 26, às 18h30
Onde: Sociedade Semear (rua Vila Cristina, 148 bairro São José)
Programação:
18h30 | Acolhida e visita à exposição “Homofobia em Cartaz” anexo da Galeria Jenner Augusto (Sociedade Semear)
19h00 | Abertura do evento com o Professor Iran Barbosa – Secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania
19h20 | Palestra “Homofobia e Genocídio de Homossexuais no Brasil” com o Professor Luiz Mott (Grupo Gay da Bahia – GGB)
20h00 | Palestra “Assassinatos de LGBTs em Sergipe” com o Professor e pesquisador Marcelo Domingos
20h20 | Palestra “Em Busca de Soluções para o Combate à Homofobia em Sergipe” – com Dr. Mário Leony (Delegado de Polícia)
20h40 | Sessão de Debates
21h30 | Encerramento