O SINTESE entregou aos nove candidatos ao
governo do Estado, documento com cinco solicitando que assumam o compromisso com as pautas fundamentais para a Educação da rede estadual.
“Apresentamos para os candidatos questões fundamentais que devem ser consideradas por quem aspira a ocupar o cargo. É fundamental que o futuro governador garanta uma educação de qualidade social para a sociedade sergipana”, aponta a presidenta Ivonete Cruz.
No documento, o sindicato coloca que é necessário o comprometimento dos candidatos para com a definição de uma política de valorização do Magistério Estadual, de modo a estimulá-lo na melhoria dos serviços prestados a Educação Pública.
A carta apresenta sete compromissos (e metas estabelecidas para eles):
1. Garantir o reajuste do Piso Salarial do Magistério, conforme estabelece a Lei n° 11.738/2008;
2. Implementar a política de retomada da Carreira do Magistério, conforme regras estabelecidas no artigo 3º da Lei Complementar n° 250/2014;
3. Adotar medidas para que o Estado de Sergipe fique abaixo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal LRF, de modo a promover a permanente valorização dos servidores públicos estaduais;
4. Adotar medidas para capitalizar o Fundo Financeiro de Previdência do Estado de Sergipe (FINANPREV), de modo a promover a política de valorização dos servidores ativos e aposentados;
5. Assegurar a Gestão Democrática do ensino na rede estadual, de modo a democratizar as políticas educacionais do Estado;
6. Fazer minuciosa análise do funcionamento das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral sob o ponto de vista de garantir o direito e o acesso à educação para todos;
7. Construir um processo de valorização do serviço público a partir da democratização das políticas públicas.
A expectativa do sindicato é que os candidatos assinem a carta compromisso, para que se possa ter a certeza de que o futuro governador terá um olhar diferenciado não só para a Educação, mas também para o funcionalismo público, seja ele da ativa ou aposentado.











