A Secretaria de Estado da Educação quer entregar ao município a única escola estadual que oferece do 1º ao 6º ano, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Em mais uma etapa no processo de tirar a sua responsabilidade sobre o ensino fundamental, a Secretaria de Estado da Educação está oferecendo para o município de Aquidabã as matrículas e o prédio da Escola Estadual Milton Azevedo.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Educação a escola tem hoje 362 estudantes divididos em turmas do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos do Ensino Fundamental e Médio.
Na busca de reverter a situação, SINTESE realizou nesta quarta, 14, reunião com pais, mães e responsáveis pelos estudantes e também com as professoras e professores da escola com o objetivo de mostrar as consequência dessa medida e buscar barra-la. Todos os ouvidos se posicionaram contra o repasse da escola para a rede municipal e pretendem resistir a ação.
Em um cenário onde o município de Aquidabã não paga os direitos trabalhistas aos professores e professoras, onde há problemas nos serviços de transporte e alimentação escolar e um total desrespeito a legislação educacional, a comunidade escolar receia que a entrega da escola ao município cause sérios prejuízos aos estudantes.
Desde que assumiu a Secretaria de Estado da Educação, o gestor Jorge Carvalho tem buscado entregar os prédios e as matrículas das escolas da rede estadual aos municípios, ou seja, a escola deixa de pertencer à rede estadual e passa a ser da rede municipal de uma determinada cidade, reduzindo ainda mais o número de matrículas na rede estadual e consequentemente a receita e precarizando ainda mais a oferta da educação, pois a rede municipal não atende a demanda, ou seja, essa medida será responsável por mais crianças e jovens fora da escola
“A Secretaria de Estado da Educação, de forma equivocada, quer tirar a sua responsabilidade do Ensino Fundamental e entregar escolas a administrações municipais que tem se mostrado desastrosas na gestão educacional”, aponta Leila Moraes, diretora do Departamento de Base Estadual do SINTESE.
De acordo com dados do Censo Escolar, em 2015, o município de Aquidabã conta hoje com 25 estabelecimentos de ensino e quase três mil estudantes. Das 25 escolas, somente uma tem biblioteca, uma tem laboratório de Informática. Só cinco tem acesso à internet (nenhuma com banda larga). Nenhuma tem quadra de esportes, sala de leitura ou laboratório de Ciências.
Para a direção do SINTESE, entregar um estabelecimento de ensino a uma prefeitura que nos últimos anos tem se mostrado como inimiga da Educação é uma prova da total falta de responsabilidade da SEED com a educação pública de Sergipe.