Após uma árdua luta e uma greve que iniciou dia 20 de setembro, os professores da rede municipal de Aquidabã conseguiram uma grande vitória.
Em audiência realizada no dia 29 no Ministério Público, a prefeitura municipal se comprometeu a enviar para a Câmara de Vereadores, projeto de lei que garante o reajuste de 15,86% do piso salarial para 2011 sem alteração de carreira.
A proposta apresentada pelos professores, como de praxe, não compromete as finanças do município. “Com a aplicação do reajuste do piso o impacto nos recursos do Fundeb é pouco maior que 80% e isso é possível pois os recursos são para pagar o salários dos professores”, apresenta José Vanderley, delegado sindical do SINTESE no município.
Para chegar a proposta a comissão de negociação fez um estudo das folhas de pagamento, que também só foi possível com a intervenção do Ministério Público, e apontou diversas irregularidades que devem ser corrigidas pela administração municipal.
Mas a luta dos professores não acabou, a categoria busca também melhores condições de trabalho, pois a situação física das escolas é deplorável. A tal ponto que a sociedade civil organizou uma marcha que mobilizou milhares de pessoas.