Para exigir o cumprimento de leis e o respeito a direitos, os professores da rede municipal de Arauá farão vigília, nesta sexta-feira, 01, em frente à Câmara de Vereadores da cidade, a partir das 19h. Em greve desde 20 de junho os educadores de Arauá lutam pelo pagamento do reajuste do piso, pelo pagamento de passivos trabalhistas, por reforma nas escolas, por alimentação escola de qualidade, gestão democrática e transparência na utilização de recursos destinados a educação.
A prefeita de Arauá, Ana Helena Andrade Costa (conhecida como Dona Ana), até a presente data não concedeu o reajuste do piso salarial de 2014 aos professores da rede municipal. A Lei Federal 11.738/2008, que garante o pagamento do piso salarial aos professores da rede pública de todo o Brasil, é clara ao colocar que o reajuste do piso deve ser concedido anualmente sempre em janeiro. Para este ano o reajuste foi estabelecido em 8,32%.
Além de não conceder o reajuste do piso de 2014, a prefeita Dona Ana, não pagou parte do reajuste do piso de 2012 e ainda acumula passivos trabalhistas desde 2011.
Abandono e descaso
Alunos, professores e funcionários sofrem com a precária estrutura das escolas da rede municipal de Arauá. Várias delas necessitam de reforma urgente, a exemplo das escolas Jessé de Andrade e Maria Costa no povoado Progresso; Escola Rosendo Romão no Tabuleiro; Escola Maria de Lourdes no Travessão; Escola Sebastião Costa em Lagoa de Dentro; Escola Manoel Francisco no povoado Casa Caiada; Escola Zulívia na Palmeirinha e a Escola Mario Brás no povoado Eugênia.
Outro grave problema é a baixa qualidade da alimentação escolar. A situação é tão gritante que muitos alunos deixaram de consumir os alimentos oferecidos pelas escolas.
Utilização de recursos
A falta de transparência nas contas da educação também é outra marca da administração da prefeita Dona Ana. Não se sabe ao certo como as verbas destinadas a educação são gastas pela gestão municipal de Arauá. A prefeitura ainda promove ações para dificultar a fiscalização por parte dos conselhos responsáveis por acompanhar os gastos dos recursos.
Agenda de luta
A mobilização dos professores de Arauá não para. Além da vigília em frente à Câmara dos Vereadores ,marcada para esta sexta-feira, na segunda-feira, dia 4, os professores realizam panfletagem no povoado Sucupira, a partir das 8h. Na quarta-feira, dia 6, os educadores de Arauá farão ato público na Feirinha, às 8h.