Professores de Indiaroba fazem mobilizações em defesa de direitos e de educação de qualidade

539
Nesta terça, 10, os professores seguem para três povoados, onde distribuirão panfletos e dialogarão com a população sobre os motivos da greve

Professores de Indiaroba percorrem povoados para dialogar com a população e pedir apoio na luta por Nesta terça, 10, os professores seguem para três povoados, onde distribuirão panfletos e dialogarão com a população sobre os motivos da greveuma educação de qualidade social. Os professores do município entraram em greve no dia 3 de novembro e, deste então, estão nas ruas para mostrar o descaso e o desrespeito que a prefeitura, conduzida pelo prefeito José Leal da Costa Bittencourt, dedica a educação municipal.

Até a presente data a prefeitura não pagou o salário do mês de outubro aos professores. Além de não ter pagado o salário de outubro, a prefeitura deve também aos professores a remuneração de férias do mês de junho de 2015.

No dia 4 de novembro os professores fizeram uma caminhada pelas ruas de Indiaroba e seguiram até a Câmara de Vereadores. No dia 6 de novembro, fizeram panfletagem no povoado Colônia Sergipe e no domingo, dia 8, percorreram a feira de Indiaroba.

Nesta terça-feira, 10, a mobilização continua. Os professores irão aos povoados Pontal, Preguiça e Convento, onde distribuirão panfletos e dialogarão com a população sobre os motivos da greve.

Situação da educação

Entre os problemas enfrentados por professores e estudantes de Indiaroba está a irregularidade no fornecimento de alimentação escolar. Faltam mantimentos, faltam temperos básicos para o preparo dos alimentos. A alimentação nunca chega completa as unidades de ensino, com isso, muitas vezes são servidos apenas lanches prontos ou um fruta para os estudantes, o que está em desacordo com o estabelecido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Durante a campanha eleitoral, o atual prefeito, prometeu que reformaria as escolas do município. No entanto, as reformas até hoje não foram feitas. As escolas foram apenas pintadas.

A falta de autonomia dentro das unidades de ensino também é outro grave problema enfrentando pelos professores, além da falta de condições de trabalho que não permite que os professores possam desenvolver plenamente suas tarefas, prejudicando assim o processo de aprendizagem.

Servidores

Mas o desrespeito da prefeitura não se concentra apenas na educação. As outras categorias de servidores do município de Indiaroba também paralisaram suas atividades. Os trabalhadores deliberaram cruzar os braços por 15 dias até que o prefeito se comprometa a pagar em dias os salários. Desde setembro de 2014, os servidores sofrem com constantes atrasos em seus pagamentos. Eles chegam a receber com 20 e até 30 dias de atraso.